A cidade costeira de Yeppoon, localizada no centro de Queensland, Austrália, é famosa por suas praias imaculadas, o clima tropical que a região desfruta com suas temperaturas quentes de inverno e as inúmeras ilhas que podem ser encontradas em sua baía. É a principal cidade do que é conhecido como Costa de Capricórnio, uma série de comunidades costeiras que se estendem por mais de 150 quilômetros. É um destino turístico popular tanto para visitantes internacionais quanto para mineiros locais de áreas como Central Queensland, e há 27 ilhas diferentes ao largo de sua costa. A cidade também hospeda a Yeppoon Cup, um evento popular de corridas de cavalos, anualmente, embora os danos causados pelo ciclone Marcia tenham causado estragos neste evento em 2015.
A História da Área de Yeppoon
As áreas australianas agora conhecidas como Costa de Capricórnio já fizeram parte das terras tradicionais dos aborígines Darumbal e foram colonizadas pela primeira vez em 1865 pela família Ross. As principais indústrias de Yeppoon foram várias fruteiras, além de gado e lã, embora tenha havido uma tentativa de introdução de lavouras de cana-de-açúcar que ocorreu entre os anos de 1883 e 1903. Este empreendimento fracassou devido às chuvas fora de época que a área sofreu durante este período, e a falta de apoio financeiro que, de outra forma, teria permitido o sucesso deste empreendimento apesar dos contratempos. Como resultado, o esteio da agricultura local nesta cidade tornou-se o abacaxi, a manga e outras frutas tropicais, com a pecuária e a pesca também contribuindo significativamente para a economia local, junto com o aumento do tráfego que a cidade experimenta a cada ano graças ao Taça Yeppoon.
Ciclone Marcia e a Taça Yeppoon
No dia 20 de fevereiro de 2015, o ciclone tropical Marcia conseguiu cruzar a Costa de Capricórnio perto da Baía de Shoalwater como um ciclone de categoria cinco, o que significa que teve ventos acima de 137 kn, ou 252 km por hora. O ciclone Marcia destruiu mais de 150 casas em Yeppoon e deixou dezenas de milhares de residentes sem energia. As várias áreas afetadas por este ciclone sofreram pelo menos AU $ 750 milhões em danos, e uma ampla reconstrução teve que ser realizada desde então.
A famosa corrida de cavalos de Yeppoon, a Yeppoon Cup, estava programada para acontecer no dia 2 de maio de 2015, mas teve que ser adiada porque o clube de corrida da cidade tentava se recompor após a devastação causada pelo ciclone. Muitas áreas da pista de corrida sofreram sérios danos e isso afetou as apostas da AFL Grand Final, e o trabalho de reparo estava em andamento, sendo necessário o adiamento do evento de corrida de cavalos.
A Yeppoon Cup, uma corrida de handicap aberta percorrida a uma distância de 1400 metros, foi remarcada para acontecer na próxima corrida do Yeppoon Racing Club, no sábado, 29 de agosto deste ano, e graças ao trabalho árduo da comunidade Yeppoon , disparou sem problemas.
Quase AU $ 200.000 de danos foram infligidos ao autódromo, mas quando a corrida da Yeppoon Cup reprogramada ocorreu em 29 de agosto, com Hard Liquor, Iownaprince e Slim Henry conquistando os três primeiros lugares, havia pouca evidência do que a cidade havia sofrido recentemente, graças à enorme quantidade de trabalho voluntário que a pista de corridas da comunidade pôde aproveitar.